segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mas que diabos estou fazendo em Kryvyi Rih???

Já me fiz esta pergunta... e ela é silenciada a cada dia quando acordo, quando vejo sua paisagem bucólica, as planícies férteis, a “decoração” soviética, seu povo caloroso... o charme da simplicidade. O branco da neve encobre as doenças, esconde as mazelas...
Cheguei à Cidade pouco mais de 20 dias, fui contratada por uma empresa siderúrgica para trabalhar na em Materiais - Procurement. Adoro o que faço e a oportunidade de trabalhar (nesta empresa em particular) em um país tão exótico era muito tentadora. Passei a buscar todas as informações disponíveis:  geografia, infraestrutura, demografia, vida noturna, pontos turísticos, fatos históricos, será que eles tem vinícolas??? E academia??costumes e seu peculiar idioma... O Ucraniano.
“A língua ucraniana provém de um ramo de línguas eslavas que evoluiu do antigo eslavônico. Morfologicamente assemelha-se ao idioma russo, embora também apresente semelhanças fonéticas com o servo-croata e partilhe muito do seu vocabulário com o polonês.” Se a descrição parece confusa, imagina a pratica!
Apesar da semelhança com o russo, o alfabeto ucraniano, com 32 letras e um sinal de abrandamento, possui diversas particularidades: utiliza o "I" latino. Sorte a minha: 1/32 apresenta certa familiaridade!
A Ucrânia é um país da Europa Oriental. Faz fronteira a norte com a Bielorrússia, a norte e a leste com a Rússia, a sul com o Mar de Azov e o Mar Negro, e a oeste com a Roménia, a Moldávia, a Hungria, a Eslováquia e a Polónia. Sua capital é Kiev, maior cidade do país em população. Não é raro responder a pergunta: Mas onde mesmo fica a Ucrânia??? Eu mesma, jamais pensei em morar aqui, embora o leste europeu exerça uma mística sobre mim inexplicável!
O atual território da Ucrânia foi, pelo menos desde o século IX, o centro da civilização eslava oriental que veio a formar o Principado de Kiev, antecessor da Rússia, da Ucrânia e da Bielorrússia. Ao  longo dos séculos seguintes, a região foi partilhada entre as potências regionais. Após um período de independência (1917-1921) em seguida à Revolução Russa, a Ucrânia tornou-se em 1922 uma das Repúblicas Soviéticas fundadoras da URSS. O território da República Socialista Soviética da Ucrânia foi ampliado na direção oeste após a Segunda Guerra Mundial e, novamente, em 1954, com a transferência da Crimeia.
A Ucrânia ganhou sua independência após o colapso da União Soviética em 1991, tornando-se um Estado soberano.
Dedicarei um Post esperial (ou vários) sobre a língua e minhas tentativas de comunicação – elas só não são fracassadas pois os “interlocutores” tem especial parcimônia comigo. Viva a “humildade da ignorância”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário